ORLANDO FUZZ
Orlando “Fuzz” Ferreira é guitarrista, fotógrafo, historiador e pedalmaker, proprietário da Plan-9 Analog Effects. Teve seu primeiro contato com a fotografia durante a infância. Desde 2010 se dedica à fotografia de paisagens na região do Sul de Minas Gerais. Em 2017 começou a praticar a fotogafia analógica (com filme) de temas urbanos e do cotidiano do Centro de São Paulo. Em 2019, após fotografar shows punks em São paulo, concebeu o projeto Punk Photo 77, que retratou a cena punk paulistana entre setembro e dezembro utilizando somente câmeras analógicas dos anos 70. Em 2020 participou da Mostra de Arte Punk do Núcleo Niá, apresentando uma seleção de fotografias do Punk Photo 77.
Processo Artístico
“A relação da fotografia com a música na obra de Orlando não mantém um compromisso com o realismo, mas salienta a distorção causada pelo movimento e o aspecto sombrio dos ambientes de show, explorando o forte contraste entre o claro e o escuro e a granulação proporcionada por filmes preto e branco vencidos. Quando concebeu o projeto Punk Photo 77, ele dispensou a utilização de flash, explorando a pouca luz disponível nas casas de show que foi ressaltada pelas lentes utilizadas e na revelação química dos negativos. Nesse sentido sua fotografia tem uma forte influência da fotógrafa Pennie Smith, conhecida por seu trabalho com o Clash. Como Smith, ele utilizou, entre outras, uma câmera Pentax de 1974, além de estudar as técnicas dessa fotógrafa, tendo seu trabalho como referência estética. Para Orlando, o mais importante na fotografia analógica é que ela é imprevisível - ela não possibilita o “preview” como a fotografia digital. É uma fotografia frenética como os próprios shows de punk rock. Outro aspecto importante no trabalho de Orlando é o cuidado na revelação e digitalização dos negativos. Para isso, ele trabalhou em parceria com o coletivo de fotógrafos Kodak Mafia de São Paulo, que conecta diversos fotógrafos urbanos interessados na mistura de técnicas analógicas e digitais e na fotografia de rua. Por fim, o Punk Photo 77 também contou como registro da cena punk paulistana no período logo anterior ao fechamento causado pela pandemia, trabalho que Orlando pretende retomar logo que os shows voltem a acontecer.”