SIMONE DE PAULA REGO
Simone de Paula Rêgo é roteirista e diretora. Já trabalhou em diversas emissoras de Tv e produtoras de vídeo em São Paulo e Belo Horizonte, realizando programas de Tv, documentários e conteúdos audiovisuais em todos os formatos. Se especializou na criação de obras de ficção, vídeos em animação e em projetos que tenham a Arte como foco. E é nesse diálogo com a Arte, em todas as suas linguagens, que se expressa, criando projetos para a mídia e projetos autorais. Desde uma série para Tv que mostra os artistas da dança de Minas Gerais (“Retratos da Dança”- Rede Minas de Televisão) a um programa de ficção infantil com os bonecos do Grupo Giramundo (“Dango Balango” de veiculação pela Tv Minas e Canal Brasil.)
A Arte também permeia seus projetos e criações autorais, muitas em parceria com o artista plástico Andre Araujo, onde prevalece o punk, o underground e as temáticas marginais. Criações intermidiáticas que mesclam música, literatura, cinema e artes plásticas e dão origem à videoartes e documentários.
Atualmente vive e trabalha em Belo Horizonte - MG
Processo Artístico
“Nos meus trabalhos me interessa sempre o lado B, o não comercial, a obra livre de padrões e códigos pré-definidos. Meus temas giram em torno da cultura, da arte, do comportamento e das tensões do mundo contemporâneo. Dessa vida triturada pelo capitalismo, num espaço onde obscena é a miséria e a desigualdade. Persigo a estética da experimentação, da liberdade criativa e do jogo sensorial, buscando imagens e conceitos que não entreguem de bandeja, mas levem a algum tipo de busca e encontro subjetivos.
Um dos meus primeiros trabalhos autorais independentes foi a direção do documentário “A um passo do fim do mundo”, de 2001. Numa produção realizada dentro da ideologia punk - na raça, com captação de áudio direto da câmera. Assim conseguimos registrar o Festival que celebrou os 25 anos do movimento punk, que também foi celebrado na Inglaterra, EUA, Alemanha, Finlândia e Japão. Na versão brasileira, o evento foi no Tendal da Lapa, em SP, com 54 bandas que tocaram em 2 palcos paralelos, em um final de semana. Além de trechos das apresentações, o vídeo traz entrevistas com músicos, público, artistas e alguns ícones do movimento punk no Brasil como Ariel e Antônio Bivar.
Punk rock, artes plásticas, fanzines, debates, atitude e muita adrenalina!”